Bulldog Francês Pele Seca-Como ajudar seu animal de estimação?
- Eduardo Correia
- 12 de jun. de 2022
- 3 min de leitura
Assim como nós, os nossos amigos de quatro patas também podem sofrer de pele seca. A pele escamosa, com comichão e desidratada num Frenchie pode indicar várias condições.
De alergias, seborreia a outros distúrbios com maior gravidade, como hipotireoidismo e síndrome de Cushing.
ALERGIAS
Buldogues franceses podem sofrer de alergias alimentares e ambientais. Alguns ingredientes como subprodutos, alimentos ricos em corantes artificiais, sabores e grãos como soja e milho.
Caso seu cão apresente sintomas como comichão na pele, diarreia e flatulência, há uma grande possibilidade de que ele sofra de uma alergia alimentar.
As alergias ambientais nos Frenchies são frequentemente causadas por pólen, poeira, cosméticos inadequados para cães e ácaros.
Se o seu cão sofre de pele escamosa e seca, perdendo excessivamente pelo, deve procurar imediatamente a ajuda do seu veterinário.
INFEÇÕES
Infeções fúngicas e bacterianas geralmente causam pele seca nos buldogues franceses. Se o seu veterinário suspeitar de uma infeção na pele, fará uma raspagem para determinar a causa. A dermatofitose ou tinha canina é uma das infeções fúngicas mais comuns, sendo transmissível aos seres humanos, então deve ter muito cuidado.
CONDIÇÕES DE SAÚDE
Às vezes a pele seca do seu buldogue francês pode apontar para um problema muito maior, alguns deles são sindrome de cushing (O Síndrome de Cushing, também designado de Hiperadrenocorticismo, é das doenças endócrinas mais frequentes nos cães.É uma patologia na qual as glândulas adrenais produzem uma hormona (cortisol) em excesso.
Em concentrações normais, o cortisol desempenha funções muito importantes como ajudar na resposta ao stress e modular o sistema imunitário, mas, em concentrações altas pode levar a várias complicações.), cancro, diabetes ou hipotireoidismo.
Pelos quebradiços, secos e zonas sem pelos no corpo de um cão são frequentemente sinais de doenças graves.
COSMÉTICOS INADEQUADOS E PRODUTOS DE LIMPEZA
Os Frenchies são conhecidos pela sua pele sensível, assim deve escolher cuidadosamente um shampoo próprio para ele, tal como bálsamo para as patas e outros produtos.
O seu canito pode até desenvolver a pele seca após contato com o seu detergente e amaciador para a roupa e produtos de limpeza do chão. Portanto, se não tem certeza de quais produtos comprar, nossa recomendação é sempre escolher produtos de limpeza orgânicos.
COMO TRATAR
Pele seca nas patas
As patas do buldogue francês são expostas diariamente a diferentes elementos nocivos.
Deste modo, precisamos limpá-los regularmente e acalmar essa pele com bálsamos de patas de buldogue apropriados.
Pele seca no nariz
Provavelmente já viu cães com narizes duros e secos. olfato. Para tratar a pele seca no nariz do seu buldogue francês, recomendamos escolha um bálsamo orgânico para nariz e patas. tratando o nariz rachado e a pele das patas, é completamente inofensivo e pode ser usado para tratamento de hiperqueratose (A hiperqueratose em cães é o aumento de espessura da pele, no caso, na região do cotovelo, dando origem aos “calos de apoio”, mais observado em cachorros de porte grande e idosos).
SEBORRÉIA
A seborreia geralmente ocorre em áreas “ricas” em glândulas sebáceas. É seguido por uma pele que provoca comichão, vermelha, escamosa, pois essa pele produz uma quantidade excessiva de sebo.
Existem dois tipos de seborréia, chamados seborréia seca) e seborréia oleosa (seborréia oleosa). A seborreia em buldogues franceses é frequentemente desencadeada por alergia, parasitas, infecções fúngicas, obesidade, alterações de humidade e desequilíbrio hormonal.
Para tratar esta condição, seu veterinário irá prescrever suplementos de ômega-3, shampoos ou sprays anti-seborreicos, retinóides, corticosteróides (por exemplo, prednisona) e antibióticos para tratar infecções bacterianas secundárias.
REMÉDIOS CASEIROS
Óleo de côco
O óleo de coco pode proporcionar efeitos benéficos na pele do seu cão. Além de aliviar a comichão e a pele a escamar, também pode melhorar a pelagem geral do cão, fornecer elasticidade à pele e torná-la suave. Você pode até adicionar uma colher de óleo de coco extra virgem à refeição do seu cão, pois melhora a digestão e elimina o mau hálito.
Azeite
O azeite é outro ingrediente mágico que pode colocar diretamente na pele seca do seu buldogue francês. Além disso, também pode adicionar diariamente uma colher à tigela de alimentação do seu francês para melhorar sua digestão e imunidade.
O azeite extra virgem representa uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas, antioxidantes e ômega-6 e ômega-3.

Ainda ajuda na prevenção de cancro e doenças cardiovasculares, melhorando também a flexibilidade das articulações e a saúde dos vasos sanguíneos. Portanto, esses são motivos suficientes para incluí-lo na dieta do seu buldogue francês.
Precisamos observar que pode levar até 30 dias para ver os resultados da inclusão de azeite - no entanto, vale a pena esperar uma pelagem saudável e brilhante.
Comments